sexta-feira, 30 de maio de 2014

Birras #2

Nos supermercados, às vezes vejo pais aos gritos com os filhos só porque eles pedem alguma coisa.
Qual é a necessidade de começar logo a gritar? A criança só pediu uma coisa.
Se não podem comprar por alguma razão, explicam isso à criança. E quando eu falo em explicar não é dizer "Não vou comprar isso porque não quero.", é dar uma justificação coerente. Se a criança está de castigo, é dizer "A mãe gostava muito de te comprar isso, mas tu portaste-te mal lembraste? Agora estás de castigo e não podes ter esse brinquedo/chocolate. Para a próxima portaste bem e a mãe compra" ou se for por causa do dinheiro "A mãe não se importava de comprar isso mas não tenho dinheiro suficiente. Viste aquela camisola/mala/calças que a mãe gostou? Eu também queria comprar mas só tenho dinheiro para o que está na lista e precisamos de tudo isto.".
Não custa muito acalmar o menino e explicar a situação, aos gritos é bem pior porque a criança já está irritada por não ter o que quer e ainda começam aos gritos com ela só piora.
Antes de começarem aos gritos, ou a bater por causa da birra, pensem primeiro, acalmem-se e depois acalmem os meninos. Porque também de nada servirá tentar acalmar crianças, se elas perceberem que vocês mesmo estão irritados ou nervosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário